Coordenador : Jeane Pereira da Silva Juver
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395918.2206.161984.13062023
Departamento/Setor: MCG
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo são estudantes do curso de medicina da Universidade Federal Fluminense que tenham interesse no aprimoramento teórico e prático na área de Medicina Paliativa. Ademais, os públicos-alvos, como moradores das comunidades, pacientes de hospitais parceiros que estarão integrados a atividades voltadas à população do município de Niterói.
Local de atuação: Hospital Universitário Antônio Pedro - Av. Marquês do Paraná, 303 - Centro, Niterói - RJ, 24033-900
Objetivo
Objetivo Geral: 1. Despertar o interesse dos alunos de Medicina da UFF para a área de atuação em Cuidados Paliativos. Objetivos Específicos: 2. Apresentar os princípios do CP; 3. Promover discussões teóricas sobre CP; 4. Promover discussões sobre as práticas em CP; 5. Possibilitar acompanhamento de atividades práticas em CP; 6. Estimular o desenvolvimento de conhecimento específico por meio de trabalhos científicos.
Resumo
A LiMePa-UFF visa promover encontros entre grupos de acadêmicos de medicina da UFF, com o objetivo de motivá-los a ultrapassarem seus conhecimentos para fora da Universidade, por meio da organização de aulas teóricas e práticas, ministradas pelos próprios alunos e/ou professores renomados, participação de atividades de pesquisa e extensão, além de cursos e simpósios. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar em conjunto e de maneira integrada com outros cursos e períodos. Contando uma supervisão durante a rotina da liga, estudantes terão a oportunidade de desenvolver e articular as três principais vertentes do núcleo: Ensino, Extensão e Pesquisa. Na área de Ensino, serão ministradas aulas teóricas e práticas, formação de grupos de estudos, discussão de casos clínicos e produção de material didático destinados ao aprendizado relacionado aos Cuidados Paliativos e suas especialidades, bem como promoção de cursos ligados a área de saúde. Na frente de Pesquisa, os alunos produzirão trabalhos científicos, participarão com trabalhos em eventos e poderão organizar congressos e simpósios, além de publicar em periódicos. Na área de Extensão, a Liga visa envolver a comunidade com os alunos através de eventos a serem promovidos em locais públicos, com o intuito de conscientizar a população sobre temas recorrentes. Na integração dessas três frentes, disponibilizamos no perfil oficial da Liga, o cronograma das atividades, vídeo-aulas, roteiros, casos clínicos, sugestões de filmes e livros, e fatos diversos sobre o assunto Cuidados Paliativos. Assim, propomos a melhor formação do profissional de saúde.